terça-feira, 3 de março de 2009

REJUMA - Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente

CONHEÇA A REJUMA
A REJUMA é uma rede criada a partir do processo de construção da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação. A rede teve seu início no Encontro Nacional da Juventude Pelo Meio Ambiente, realizado em setembro de 2003 em Luziânia-GO.

A os objetivos são: reunir jovens brasileiros interessados na temática ambiental, promover a troca de idéias, realidades e experiências acerca das questões socioambientais. Trata-se de um espaço de discussão e articulação em nível local, regional, nacional e internacional.

O QUE SÃO AS REDES?
Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns. Estruturas flexíveis e cadenciadas, as redes se estabelecem por relações horizontais, interconexas e em dinâmicas que supõem o trabalho colaborativo e participativo. As redes se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional, tanto para as relações pessoais quanto para a estruturação social.

HISTORICO
Formada em setembro de 2003 vem fortalecendo as ações locais dos grupos de juventude através da troca de informações, experiências e apoio mútuo em âmbito nacional.

Atualmente participam jovens de 15 a 25 anos, que atuam em diversos setores da sociedade (ONGs, Poder Público, Partidos Políticos, Redes de Juventude, Movimentos Juvenis etc).

Por uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, paralela ao desenvolvimento do programa Vamos Cuidar do Brasil, que reuniu os então chamados Conselhos Jovens de Meio Ambiente, criados em todos os estados para a mobilização, organização e articulação para a I Conferência Nacional de Meio Ambiente e a Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente.

ESTRATÉGIAS
Como forma de sustentar, ampliar, e atingir as pessoas com instinto preservador das relações ambientais, a REJUMA criou as chamadas “estratégias”, que de forma objetiva e clara fazem o movimento acontecer pelo Brasil todo. Dentre as mais conhecidas estão:

- O fomento e apoio à criação de redes locais num processo de capilarização e empoderamento das juventudes para a ação socioambiental.

- A troca de Experiências e Parcerias

- Encontros Nacionais

- Representação em Espaços de Proposição, Construção e Gestão de Políticas Públicas

Referencia Bibliográfica:
Construção Coletiva – Vários Autores

Agradecimentos:
Diogo Damasceno Pires
Facilitador Nacional da REJUMA
Integrante da Constelação de Comunicação da Rede
Membro Titular do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental pela REJUMA

Contatos:
juventudepelomeioambiente@grupos.com.br
rejuma@gmail.com
http://www.coletivojovemgoias.blogspot.com/
http://www.rejuma.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário